
Boletim em movimento #003
O segundo semestre chegou, e com ele, o terceiro boletim de 2025! Nesta edição, você pode conferir nossas últimas ações, com avanços turismo responsável, produção sustentável, restauração, capacitações, integração nacional e muito mais!

Chegaram novas mãos para somar ao movimento! No último mês, recebemos novos integrantes. No eixo “Instrumentos Financeiros” a Simone Camargo e a Fernanda Hulak, que representam o BRDE; no eixo de “Produção Sustentável” o Raphael Branco, pelo IDR-Paraná, e na Secretaria Executiva o Marcus Vinicius Concatto, do Locavorista. Sejam bem-vindos!


A Jornada de Pós-Colheita já começou a mostrar seus frutos. Idealizada pela Invest Paraná e pelo IDR-Paraná, e realizada pelo NIGEP/UEL, a iniciativa busca fortalecer a competitividade dos produtores do território, agregando valor às produções e criando novas oportunidades de mercado.
Em março, aconteceu uma capacitação na CEASA Curitiba sobre boas práticas na pós-colheita de hortaliças. O foco foi qualidade, valorização do produto e redução de perdas no transporte e armazenamento. Além disso, avançamos nas conversas com possíveis parceiros para futuras exposições dos produtos da região.
Também seguimos com as ações sobre rótulos e embalagens: o NIGEP entrou em contato com os produtores do projeto e, a partir dessas conversas, foi feito um levantamento das hortaliças cultivadas por cada um, e das que eles consideram prioritárias para receber os novos materiais de identidade visual.
Tudo isso faz parte de um esforço conjunto para ampliar o valor percebido da produção local e abrir portas para novos mercados.

As duas edições mais recentes do Diálogos Miringuava, realizadas em abril e junho, marcaram uma nova fase do encontro. Após os aprendizados do ano passado, agora o formato acontece nos próprios empreendimentos dos integrantes do movimento, e tem como mediadoras a Meiri Inoue e a Bernadette Castilho, da Parsifal 21, com foco específico nos eixos de atuação: produção sustentável, turismo responsável e serviços ecossistêmicos.
Os encontros tiveram dinâmicas que facilitaram a troca entre os participantes, além de promoverem a organização coletiva, o papel das lideranças e os próximos passos que queremos dar juntos.

Grupo do eixo Produção Sustentável no encontro do 9° Diálogos Miringuava

Grupo do eixo Turismo Responsável no encontro do 9° Diálogos Miringuava

Através do eixo de turismo responsável, concluímos o segundo ciclo de formação de empreendedores. Nos meses de abril e maio, realizamos oficinas com temas voltados ao desenvolvimento de habilidades de comunicação, resolução de conflitos e fortalecimento de vínculos, ferramentas essenciais para quem empreende.
Além disso, o mapa de turismo do Destino Miringuava foi atualizado, agora com 11 empreendimentos que atuam com base nos princípios do turismo responsável. Essa nova versão foi construída com a colaboração ativa dos empreendedores, valorizando a participação e as experiências locais.

Encerramento do segundo ciclo de Turismo Responsável no Shopping São José
Para celebrar essa trajetória, no dia 10 de maio, realizamos um evento de encerramento no Shopping São José com os empreendedores dos ciclos I e II. Também foi feito o pré-lançamento da campanha que estará no shopping a partir de julho, ampliando a visibilidade dos negócios sustentáveis da região do Miringuava.

Uma ideia iniciada na Jornada de Pós-colheita de Hortaliças se transformou em um festival com cheiro, sabor e propósito. O Guaviva, em parceria com o restaurante Quintana Gastronomia, realizaram o 1º Festival Miringuava entre os dias 1º e 8 de junho, com cardápios especiais feitos com ingredientes do território e uma feira aberta ao público no dia 8, em frente ao restaurante.
Foi uma celebração da produção local, que abastece milhares de pessoas e produz boa parte do hortifruti do Sul do Brasil. Com alimentos cultivados com responsabilidade, afeto e conexão com a terra, o evento mostrou como a agricultura sustentável pode estar nos pratos das pessoas, com consciência, cuidado e impacto positivo.
“Quando nos conectamos com quem produz o alimento e conhecemos o ciclo completo do campo até a mesa, percebemos a importância de nos preocuparmos em saber detalhes do que nos nutre. Um exemplo disso é o Miringuava, que conheci recentemente pelo seu potencial, uma região aquífera tão importante que está sendo comprometida pelo uso incorreto dos recursos naturais e cultivo agressivo da terra. Nosso apoio e valorização aos produtores da região é essencial para fortalecê-los, garantir que possam trabalhar com comprometimento ao meio ambiente e, assim, termos mais prosperidade em nosso futuro. É possível contribuir com todo esse processo, e cada escolha impacta. Com mais união e alianças, podemos garantir oportunidades para cuidarmos cada vez mais da nossa segurança alimentar, nossa saúde e nosso progresso.“
Gabriela Carvalho,
Responsável pelo restaurante Quintana Gastronomia


Secretaria Executiva em visita à Fazenda São Demétrio – Saltinho da Malhada
A agenda de prospecção para novas áreas de restauração avançou. Além dos 75 hectares já restaurados, em maio, a Secretaria Executiva e a Mater Natura visitaram propriedades com potencial para enriquecimento florestal e plantio em área total.
As visitas foram positivas, com grande interesse dos proprietários. Muitos demonstraram vontade de aderir às iniciativas, principalmente aquelas voltadas à recuperação de áreas de vegetação nativa. O interesse dos produtores mostra que o cuidado com a terra e com a água é um compromisso que cresce em cada conversa. Juntos caminhamos para aumentar a restauração de áreas naturais na bacia e impactar positivamente a qualidade e disponibilidade hídrica ao mesmo tempo que melhoramos a biodiversidade local.


Representantes do movimento Viva Água Miringuava e Guanabara no Sinal do Vale (Duque de Caxias – RJ).
Em abril, o segundo encontro entre os movimentos Viva Água Miringuava e Guanabara reuniu parceiros, lideranças e equipe técnica no Rio de Janeiro. O objetivo foi fortalecer a integração e construir uma visão coletiva para os próximos anos de atuação.
Durante três dias, os participantes conheceram a realidade do território da Guanabara, compartilharam experiências e discutiram os caminhos para a expansão do movimento Viva Água em nível nacional, especialmente nos estados de São Paulo e Bahia. Foi uma troca rica e inspiradora, que reforçou o potencial transformador dessa rede!

No dia 10 de junho, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões recebeu um encontro com parceiros e apoiadores do movimento. O evento celebrou as conquistas de 2023 e 2024, valorizando as instituições que caminham ao nosso lado e acreditam no poder transformador do movimento.

Entrega Troféu Curupira 2025 pelo projeto Guaviva às instituições IDR-PR, Fundação Grupo Boticário, aos representantes da comunidade e ao Locavorista.

Entrega Troféu Curupira 2025 pelo projeto Destino Miringuava às instituições SEBRAE, Fundação Grupo Boticário, aos representantes da comunidade e ao Locavorista.
Durante o encontro, foi realizada a entrega simbólica do Troféu Curupira 2024, como forma de celebrar o prêmio internacional Design for a Better World Award 2024. Foram homenageados os projetos Guaviva, idealizado pelo IDR-PR, Fundação Grupo Boticário e Locavorista, e Destino Miringuava, idealizado pelo Sebrae, Fundação Grupo Boticário e Locavorista. Na ocasião, representantes da comunidade também receberam as premiações, em celebração ao trabalho conjunto com as instituições.
Mais do que comemorar, o encontro reforçou nosso compromisso coletivo com um futuro mais sustentável.

Fique atento aos eventos que devem acontecer em breve!
- 10° Diálogos Miringuava – 30 e 31 de julho de 2025