Essencial para as pessoas, a natureza, os produtores e os negócios, a água é o fio condutor utilizado para promover a qualidade de vida, a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento social e econômico. Com essa proposta, o movimento Viva Água foi criado em 2019, na região de São José dos Pinhais, no Paraná, para atuar em prol da segurança hídrica e da adaptação à mudança do clima do manancial do rio Miringuava, uma das principais fontes de água da Grande Curitiba (PR).
Sua atuação está fundamentada no conceito de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) e alinhada aos 4 pilares do movimento Viva Água: conservação da natureza, segurança hídrica, adaptação às mudanças climáticas e empreendedorismo sustentável. São soluções que atendem a múltiplos desafios ambientais e sociais, ao agir para amenizar os efeitos das mudanças climáticas e fomentar a biodiversidade e a conservação da água, ao mesmo tempo em que incentivam o desenvolvimento de negócios sustentáveis e promovem o bem-estar humano.
As ações desenvolvidas pelo movimento estão direcionadas à conservação e restauração de ambientes naturais e às práticas de agricultura sustentável e de turismo responsável.
RIO Miringuava
A bacia hidrográfica do Rio Miringuava é uma das mais estratégicas da região. A captação de água do rio está conectada com o Sistema de Abastecimento Integrado da Região Metropolitana de Curitiba.
ABASTECE
cerca de 500 mil pessoas de Curitiba e Região Metropolitana, incluindo indústrias e produtores agrícolas.
Tem potencial
para o empreendedorismo sustentável, com foco na agricultura e no turismo.
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
é um importante polo industrial do Paraná e faz parte do “cinturão verde” que abastece Curitiba com hortaliças. 70% da produção agrícola concentra-se na Bacia do Rio Miringuava, impactando diretamente a segurança alimentar de 1,5 milhão de pessoas.
A BACIA HIDROGRÁFICA DO MIRINGUAVA É UMA DAS MAIS ESTRATÉGICAS DA REGIÃO.
VISÃO
Que 4 milhões de pessoas da Região Metropolitana de Curitiba tenham segurança hídrica em 2050, o que significa a segurança hídrica da bacia do Alto Iguaçu garantida com a participação crítica de Soluções Baseadas na Natureza (SBN), por meio do aumento da infraestrutura natural e da redução de sedimentação. Participantes conectados por arranjos multiatores, fomentando o desenvolvimento socioeconômico aliado ao aumento da resiliência às mudanças climáticas e da qualidade ambiental, a agricultura sustentável, os empreendimentos de impacto socioambiental positivo e a conservação da biodiversidade.
MISSÃO
Gerar impacto socioambiental positivo em grande escala na bacia do Alto Iguaçu, para garantir a preservação e conservação da bacia e a segurança hídrica, mantendo a vocação rural dos mananciais da região.
VALORES
Respeito ao meio ambiente Engajamento dos produtores rurais Conexão de atores Conduta ética e transparente Participação social
EIXOS DE ATUAÇÃO
PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL
Fomentar práticas agropecuárias sustentáveis e promover a produção agropecuária que alie qualidade do produto, conservação da natureza e sustentabilidade financeira.
ARTICULAÇÃO E ADVOCACY
Articular parcerias que fortaleçam o movimento e desenvolvimento regional em aspectos econômicos, sociais e ambientais.
SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS
Ações de restauração e conservação da natureza para promover a segurança hídrica e a adaptação às mudanças climáticas. Valorização de serviços ambientais como polinização, sequestro de carbono e atividades de lazer sustentável, entre outros.
ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO
Fortalecer associações e/ou cooperativas locais e impulsionar a representatividade local de produtores rurais e empreendedores.
TURISMO RESPONSÁVEL
Fomentar mecanismos que agreguem valor à cadeia do turismo responsável e fortalecer o empreendedorismo local para gerar impactos positivos para a comunidade e para a conservação da biodiversidade.
INSTRUMENTOS FINANCEIROS
Estimular e implementar mecanismos financeiros para promover o crescimento e o desenvolvimento de pequenos negócios e da agricultura local e contribuir com a transformação da realidade ambiental e o desenvolvimento socioeconômico por meio de inovações financeiras.
Ambições até 2030
BACIA DO MIRINGUAVA EM 20%
produção sustentável, turismo responsável e serviços ecossistêmicos
FUNDO VIVA ÁGUA
A captação de recursos financeiros para o movimento Viva Água é realizada por meio de estratégias de investimento privado, público, filantropia e familiar.
Os recursos e financiamento das ações são geridos pelo Fundo Viva Água, administrado pela Sitawi, organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto socioambiental.
O fundo permite a centralização dos recursos e o financiamento das ações de maneira flexível, eficiente e transparente. Os recursos são utilizados de acordo
com o planejamento definido pelo Conselho Estratégico e pelo Gestor Programático, visando sua otimização conforme a finalidade do movimento.
MATERIAIS DE APOIO
Tem interesse em se aprofundar no assunto?Acesse o material que rege as ações do movimento Viva Água. ver todos
COMO PARTICIPAR
Qualquer organização do setor público ou privado pode participar do movimento Viva Água Miringuava e contribuir com o empreendedorismo sustentável, a segurança hídrica e a adaptação às mudanças climáticas.
Formas de participação
Investidor Estratégico: viabiliza ações do movimento por meio de aportes no Fundo Filantrópico Viva Água Miringuava. Tem direito à participação no conselho estratégico.
Realizador: categoria dividida em duas, de acordo com a faixa de valor aportado. O investimento financeiro deve ser no Fundo Viva Água Miringuava ou diretamente em alguma ação do movimento. Pode ser feito ainda como prestação de serviço. É convidado a participar dos eixos de atuação e pode permanecer no movimento por até 24 meses.
Rede de impacto: corresponde a qualquer organização pública ou privada que faça investimento financeiro no Fundo Água Viva Miringuava ou em uma ação do movimento. É convidada a participar dos eixos temáticos e pode permanecer no movimento por até 24 meses.
Formulário de Participação
Benefícios de participar
Fortalecer ações e conexões entre organizações que já trabalham na Bacia do Rio Miringuava com os temas segurança hídrica e/ou adaptação às mudanças climáticas.
Incorporar a participação como estratégia de ESG para a empresa, independente do seu território de atuação.
Estimular a comunidade na adoção de práticas de restauração e conservação de ambientes naturais e agricultura e empreendedorismo sustentáveis.
QUEM FAZ
O Viva Água Miringuava ganha vida por meio da conexão de diferentes instituições e organizações, que se unem para gerar impacto positivo para o meio ambiente, a sociedade e a economia regional.
Conta com a participação do poder público, iniciativa privada, produtores rurais, comunidade, cooperativas, universidades, sindicatos, entidades empresariais e organizações internacionais.