Search PT Search
Ícone acessibilidade

Acessibilidade

Lovo Viva AguaVoltar

Boletim em movimento #002

02 abr 2025

Chegamos ao terceiro mês e ao segundo boletim do ano. Nesta edição, destacamos a chegada de uma nova liderança, a aprovação do orçamento para 2025 e os avanços nos eixos estratégicos.

Damos as boas-vindas à Meiri Inoue, da Parsifal21, que assume a liderança do eixo de Associativismo e Cooperativismo. Com uma ampla experiência e trabalho voltado à coletivos, Meiri atuará na estruturação das ações do eixo.

As primeiras reuniões com os produtores serão realizadas nos dias 24 e 25 de abril. Marque na agenda! A participação dos produtores envolvidos com o movimento é essencial para fortalecer o trabalho conjunto e ampliar os impactos positivos.

O Fundo do movimento Viva Água Miringuava aprovou o orçamento para este ano, garantindo recursos para fortalecer as iniciativas do movimento. Com isso, novas ações estão sendo articuladas:

O eixo de turismo segue avançando com o segundo ciclo de formação de empreendedores, ampliando as oportunidades para o desenvolvimento sustentável na região. Os participantes estão tendo acesso a mentorias, capacitações e integração com a Rede de Empreendedorismo Sustentável do Destino Miringuava.

A Jornada de Pós-Colheita segue em desenvolvimento, beneficiando quatorze produtores com capacitações especializadas. A iniciativa busca agregar valor à produção, abrir novos mercados para a comercialização e fortalecer a competitividade dos agricultores locais. A ação idealizada pela Invest Paraná, por meio do Programa Vocações Regionais Sustentáveis e o IDR-Paraná – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, é realizada pelo NIGEP – Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e tem o apoio do movimento Viva Água Miringuava. A Jornada acontece em quatro etapas: imersão, exposição, multiplicação e impulsionamento. 

Em uma das etapas, importantes representantes do mercado contribuíram para o programa: FUNDEPAR, Armazém da Família, Conselho dos Representantes Comerciais no Paraná, FecomércioPR, Quintana Gastronomia, Sapeco Matteria e Grupo Muffato.

Gabriela Carvalho,
Responsável pelo restaurante Quintana Gastronomia

O chamamento para restauração de áreas naturais segue aberto! Se você tem interesse em participar, entre em contato com um dos líderes de eixo para saber mais sobre como contribuir para a recuperação das áreas degradadas na bacia do Miringuava.

Esta é uma excelente oportunidade para restaurar áreas degradadas dentro da sua propriedade de forma sustentável. O projeto é desenvolvido em conjunto com o(a) proprietário(a), considerando os objetivos para a área. As técnicas de recuperação utilizam espécies nativas, incluindo frutíferas, que podem diversificar a renda e favorecer a regeneração ambiental, atendendo também às diretrizes do Código Florestal.

Já está disponível o relatório com os resultados das ações do movimento nos últimos dois anos. O documento traz um panorama completo dos impactos gerados e das metas para os próximos ciclos. Acesse e confira!

Fique atento aos eventos que devem acontecer em breve!

  • 8° Diálogos Miringuava – 24 e 25 de abril.